Receitas caseiras de clareamento dental podem causar danos à saúde bucal
12/12/2025
(Foto: Reprodução) A busca pelo sorriso perfeito ganha cada vez mais adeptos no país. Segundo o Censo da Odontologia no Brasil, organizado pelo Conselho Federal de Odontologia e pela Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos, 86% dos atendimentos realizados nos consultórios odontológicos nos dois últimos anos tiveram a finalidade estética.
Entre os procedimentos mais procurados está o clareamento dental, que ajuda a melhorar a autoestima, valoriza o rosto e pode até rejuvenescer a aparência. Mas para que os resultados sejam adequados e seguros, somente profissionais devidamente capacitados são aptos a realizar essas práticas.
“É preciso ficar atento para não ser enganado com as desinformações que circulam nas redes sociais. Alguns influenciadores divulgam técnicas erradas de clareamento dental e sem nenhum embasamento científico”, explica a mestre em Endodontia e coordenadora do curso de Odontologia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Thamara Costa Maluf.
“Dessa forma, essas pessoas causam um desserviço à sociedade e ainda não mencionam os riscos ou a necessidade de uma avaliação prévia, que sempre deve ser feita por um cirurgião-dentista”, complementa.
O perigo das receitas caseiras
As “fórmulas milagrosas” propagadas indevidamente nas redes sociais sugerem o uso de limão, carvão ativado e bicarbonato de sódio para clarear os dentes. No entanto, a especialista salienta que essa atitude pode ocasionar riscos de queimaduras na gengiva, aumento da sensibilidade e outros problemas.
“Quando substâncias muito ácidas ou abrasivas entram em contato com o esmalte do dente, há perda de estrutura dentária. Esse dano é irreversível e muitas vezes só pode ser corrigido com restaurações, facetas ou coroas. Além dos danos físicos e financeiros, há também o risco estético, pois o clareamento caseiro pode provocar manchas e desigualdades, já que restaurações e próteses não mudam de cor”, alerta Thamara.
Diagnóstico profissional
A coordenadora salienta que antes de iniciar qualquer procedimento nos dentes, é fundamental realizar um diagnóstico com o dentista; pois é neste momento que o profissional consegue identificar possíveis contraindicações como cáries, gengivite, restaurações comprometidas ou sensibilidade pré-existente.
“O clareamento só deve ser feito com o cirurgião-dentista e após o diagnóstico adequado. Cada caso é único. O tipo de mancha, a espessura do esmalte e até o histórico clínico influenciam na escolha do protocolo e na concentração do agente clareador”, explica a mestre em Endodontia.
Para que o clareamento dental seja seguro e eficaz, procedimento deve ser realizado somente com cirurgião-dentista
Divulgação: Freepik
Benefícios
Quando realizado por um profissional devidamente habilitado, o clareamento dental traz segurança, protege as gengivas, minimiza a sensibilidade e há orientações de cuidados no pós-tratamento.
Os resultados são mais eficientes, duradouros e uniformes, pois os produtos utilizados pelos dentistas nos consultórios são aprovados pela Anvisa, têm qualidade reconhecida, concentração adequada e são completamente diferentes de substâncias químicas encontradas em farmácias ou em outros comércios.
Tratamento com qualidade e custo acessível
Para quem busca um sorriso mais bonito, a clínica odontológica do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) oferece uma série de serviços com total segurança e acessibilidade.
Pacientes que já estão em tratamento na clínica do Integrado podem realizar o clareamento dental, mediante necessidade e recomendação do especialista que fará triagem, avaliação detalhada, planejamento individualizado com documentação fotográfica e registro da cor dos dentes.
“Todos os procedimentos são realizados por estudantes do curso de Odontologia, sob supervisão de professores experientes, garantindo um tratamento seguro, com resultados de excelência e custo reduzido. O paciente paga apenas uma taxa administrativa e valores à parte, em casos que envolvam materiais protéticos”, destaca Thamara.
Além do clareamento dental, a clínica odontológica oferece uma gama de procedimentos estéticos como facetas de resina e cerâmica, restaurações, harmonização do sorriso, tratamentos de canal, prevenção de doenças na gengiva, extração, prótese total e parcial, odontopediatria, odontogeriatria e ações para diminuir o desconforto mandibular. O agendamento para esses serviços pode ser feito pelo tel. 44-3518-2500 ramal 6162.
Saúde em primeiro lugar
E para alertar a população sobre os riscos de tratamentos odontológicos sem orientação profissional, o Centro Universitário Integrado ainda faz palestras e mutirões de orientação à comunidade, com distribuição de material educativo.
“O desejo por dentes mais brancos é legítimo, mas a busca pela estética não pode vir antes da saúde”, complementa Thamara Costa Maluf.
Sobre o Centro Universitário Integrado
Localizado em Campo Mourão–PR, o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC, com nota máxima (5) no Conceito Institucional. Alinhado às demandas do mercado, a instituição busca promover uma formação voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais de hoje e do futuro.
Conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e um corpo docente com sólida experiência acadêmica e prática profissional.
Em 2022, implementou o Integrow — Ecossistema de Inovação Integrado, voltado à promoção da cultura empreendedora, da pesquisa aplicada e da inovação.
Atualmente, o Integrado oferece mais de 60 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância — incluindo áreas como Direito, Medicina e Odontologia — além de mais de 70 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.