Nível de destruição em Rio Bonito do Iguaçu é atualizado para 90%, e governo decreta situação de calamidade pública na cidade
08/11/2025
(Foto: Reprodução) Rio Branco do Iguaçu amanhece destruída após passagem de tornado
Na manhã deste sábado (8), Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. A cidade foi atingida no domingo (7) por um tornado classificado como EF3, com ventos de mais de 250 km/h, pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Segundo o Governo do Estado, cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município foram danificados. Veja os estragos no vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
Seis pessoas morreram - cinco de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava - e pelo menos 750 ficaram feridas, conforme a Defesa Civil. Uma adolescente de 14 anos está entre as vítimas que não resistiram aos ferimentos.
Saiba quem são as seis vítimas que morreram durante tornado no Paraná
Com o decreto, é possível adotar procedimentos emergenciais, como dispensa de licitações e mobilização imediata de recursos. Além do governador, representantes do governo estadual estão na cidade para fazer o levantamento oficial dos estragos e de pessoas atingidas.
O presidente Lula (PT) usou as redes sociais para comunicar o envio de ministros ao estado para acompanhar ações e apoiar as vítimas. No mesmo voo, estão equipes da Defesa Civil especializadas em Socorro e Ajuda Humanitária e em Reconstrução.
União: Saiba como ajudar Rio Bonito do Iguaçu
IMAGENS: Cidade amanheceu destruída
Rio Bonito do Iguaçu está em estado de calamidade pública.
RPC
Leia mais:
Vídeos mostram destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
Destruição em Rio Bonito do Iguaçu foi causada por tempestade classificada como 'supercélula', diz governo; ventos podem ter chegado a 250 km/h
Adolescente de 14 anos é uma das vítimas de tornado no Paraná
'Cenário de guerra'
Na noite de sexta-feira (7), as autoridades afirmaram que há suspeita de mais vítimas sob escombros. Um hospital de campanha foi montado para atender a demanda.
O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou que equipes de várias regiões do estado, inclusive de Curitiba, foram enviadas para reforçar o resgate das vítimas em Rio Bonito do Iguaçu. Ambulâncias e aeronaves também foram mobilizadas.
“Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com cerca bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento”, disse.
Rajadas de vento e chuva em outras cidades
Segundo o governo do Paraná, fortes rajadas de vento e chuvas fortes foram registradas em algumas cidades do estado. Veja a seguir.
Rajadas de vento mais fortes:
Dois Vizinhos: 82,4 km/h às 19h
Cornélio Procópio: 76 km/h às 20h30
Campo Mourão: 74,2 km/h às 21h30
Candói: 73,1 km/h às 17h
Planalto: 70,9 km/h às 15h
Distrito de Horizonte (Palmas): 70,6 km/h às 18h45
Cianorte: 69,8 km/h às 22h30
Clevelândia: 68,8 km/h às 16h
Cascavel: 66,2 km/h às 20h30
Japira: 64,1 km/h às 22h
Laranjeiras do Sul: 61,6 km/h às 19h45
Londrina: 60,1 km/h às 20h15
Volume de chuva acima de 40 mm:
Candói
Guarapuava
Pinhão
Campo Mourão
São Jorge D’Oeste
Capanema
Dois Vizinhos
Boa Esperança do Iguaçu
Coronel Domingos Soares
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Leia mais notícias em g1 Campos Gerais e Sul.