Do solo à ciência: o cultivo de futuras gerações do agronegócio no City Farm FAG
17/10/2025
(Foto: Reprodução) Uma semente carrega em si o potencial de uma vida. Ao ser depositada em solo, a semente transcende sua condição de potência e inicia sua jornada rumo a uma colheita abundante e produtiva. No cultivo do saber, o City Farm FAG é enraizado em solo fértil para a troca de aprendizados, que nutre a formação e integração de profissionais do agronegócio.
Por meio da união da cidade com o campo, o City Farm combina Agronomia e Medicina Veterinária em uma feira científica e tecnológica gratuita e aberta ao público geral. O evento é um elo entre a ciência e a inovação e possibilita a aproximação entre universidade e empresas em palestras, exposições e inúmeras atividades práticas.
A cada edição, a Fazenda Escola da FAG acolhe milhares de acadêmicos e profissionais do setor agrícola de Cascavel e região. Neste cenário, os visitantes têm a oportunidade de plantar sementes do conhecimento e colher experiências enriquecedoras no ramo agrocientífico. A partir da valorização do saber, o City Farm chega a sua 5ª edição em 2025, e consagra-se como o maior evento agropecuário do sul do Brasil realizado por uma instituição de ensino.
Mas, para alcançar esse patamar, foram necessários anos de cultivo.
Uma semente em solo fértil
O início da história do City Farm remonta à tradição do agro. Em 2007, o curso de Agronomia do Centro Universitário FAG promoveu a primeira edição do Dia de Campo, prática comum em universidades e empresas do meio agrícola. Tradicionalmente, o evento cria um espaço de diálogo entre expositores e visitantes para a disseminação de novas técnicas aplicadas ao agronegócio. Na época, a atividade reuniu cerca de 500 visitantes na recém-inaugurada Fazenda Escola e teve como tema principal a tecnologia de produção de canola.
Com a aceitação do público na estreia do Dia de Campo, o evento entrou para o calendário oficial do curso. Dessa forma, a prática tornou-se um cultivo tradicional da Agronomia FAG e, em comemoração aos 15 anos do curso, em 2019, o evento ganhou nova roupagem.
City Farm: onde a cidade e o campo andam lado a lado
Conectando as raízes das tradições agrícolas com as novidades do mercado, o City Farm FAG carrega em seu nome a expansão das fronteiras do agronegócio para além do campo, onde a área urbana e rural estão interligadas.
A estreia do evento ocorreu no início de novembro de 2019 e foi marcada pela celebração dos anos de formação de agrônomos pelo Centro FAG. A data escolhida abrange as culturas de maior interesse, que preenchem as terras da Fazenda Escola.
O City Farm FAG nasceu com a ideia de contribuir para o desenvolvimento de profissionais capacitados e conscientes da importância de sua função na produção de alimentos e no manejo sustentável dos recursos naturais.
Ana Paula Mourão, coordenadora do curso de Agronomia do Centro FAG.
Estreia City Farm
Mais de 1.500 visitantes, incluindo acadêmicos, egressos, produtores rurais e convidados, puderam explorar 15 estandes organizados pelos alunos e empresas parceiras. Assim, o evento consolidou-se como um ambiente de práticas inovadoras no agronegócio, conquistando o público, que aguardava pela próxima edição.
Em 2020, porém, o City Farm ficou apenas nos planos, adiado pelos desafios daquele ano. O que antes era uma frustração pela espera, tornou-se nova oportunidade de florescer.
Linha do Tempo
Divulgação
Pausa para renascer
Devido à pandemia de covid-19, o evento foi cancelado e retirado da programação anual por tempo indeterminado. Dois anos de incerteza na saúde pública afetaram a organização. Mas, em 2022, com a retomada das atividades coletivas, o City Farm FAG renasceu com mais vigor.
Dessa vez, a feira científica e tecnológica passou a integrar o calendário institucional, ou seja, a agenda oficial do Centro FAG. A parceria com a instituição se estendeu na união entre os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, contemplando a Fazenda Escola e o Hospital Veterinário.
“Ambos os cursos são grandes parceiros, tanto na produção de alimento quanto no impacto da economia global. As áreas andam juntas, em pesquisas e tecnologia, e é um sucesso no City Farm” Adriano Ramos Cardoso, coordenador do curso de Medicina Veterinária.
Da mesma forma que os dias de campo oportunizam a troca de aprendizados, o City Farm FAG mantém a essência de difundir saberes. Na segunda edição do evento, os destaques da programação foram a ciência e o empreendedorismo.
O cronograma incluiu a apresentação de trabalhos científicos na área das Ciências Agrárias que, posteriormente, foram divulgados na Revista City Farm. E uma grande novidade: o Inovathon Agro, maratona empreendedora entre acadêmicos. Essa é uma iniciativa do StartFAG, setor de empreendedorismo e inovação da FAG, que mescla os conhecimentos obtidos em sala de aula com as práticas do mercado profissional, estimulando a criação de soluções para dores reais da Fazenda Escola e do Hospital Veterinário.
“O Inovathon Agro possibilita a construção de um ambiente de interlocução e integração entre acadêmicos, professores, profissionais e empreendedores do setor, permitindo a troca de experiências e a construção de uma rede colaborativa que circula durante o City Farm” Lenir Luft Schmitz, coordenadora pedagógica do Centro FAG e integrante da organização do Inovathon Agro
O retorno do evento foi prestigiado por mais de 2.500 visitantes, que aproveitaram para conhecer novos produtos e serviços ofertados pelas empresas parceiras do evento, em mais de 40 estandes.
Atrações
Linha do Tempo
Divulgação
O cultivo da ciência e empreendedorismo
Nos dias 24 e 25 de novembro de 2023, o City Farm FAG celebrou sua terceira edição. Durante esses dias, o evento apresentou aos visitantes a conexão entre o aprendizado teórico e o campo prático.
“Nada ilustra tão bem o agronegócio como um evento dessa amplitude. Aqui, nossos alunos conseguem compreender que a sua profissão é capaz de transformar o mundo, e cabe a nós torná-lo melhor” Ana Paula Mourão
Em 2023, o Pavilhão da Agroindústria foi uma das novidades, reunindo produtores de itens coloniais que puderam comercializar seus produtos. No Hospital Veterinário, a programação convidou os visitantes para a dinâmica “Vida no Campo”, oferecendo contato direto com animais da Fazenda Escola.
O cultivo do saber também se manifestou nos trabalhos científicos apresentados por acadêmicos de Medicina Veterinária e Agronomia. Os alunos exibiram banners científicos, que promoveram um intercâmbio de conhecimento entre colegas e visitantes.
Programação Especial
Outro destaque foi o 2º Inovathon Agro, no qual nove equipes se enfrentaram em duas categorias. Além disso, o evento homenageou Jacy Scanagatta, empresário cascavelense, eternizando sua contribuição com a inauguração do Centro de Treinamento, Inovação e Tecnologia na FAG. A cerimônia contou com a presença de seus filhos e familiares.
Com mais de 3 mil visitantes e 50 empresas parceiras, o City Farm FAG ampliou o campo de oportunidades para seus alunos, por meio da ciência, inovação e empreendedorismo.
Oportunidades
Linha do Tempo
Divulgação
A colheita do saber
Com a promessa de cultivar ainda mais conhecimento, a edição de 2024 do City Farm FAG, realizada nos dias 22 e 23 de novembro, consolida-se como o maior evento agropecuário do sul do Brasil realizado por uma instituição de ensino, com uma área total de 24 mil m².
Neste ano, a feira traz outras novidades, como o 1º Seminário de Leite e Gado de Corte Paranaense, que posiciona o City Farm como um ambiente de troca de saberes e discussões sobre práticas sustentáveis, melhoramento genético, gestão agroindustrial e avanços tecnológicos.
Entre as inovações, destacam-se os prêmios nacionais Saber Agropecuário City Farm FAG e Troféu Mérito Agropecuário Brasileiro, que somam R$ 36 mil em premiação. O Prêmio Saber visa fomentar o debate sobre tendências que impulsionam a inovação e o desenvolvimento das Ciências Agrárias, por meio da pesquisa científica. Os 20 melhores artigos serão publicados em uma edição especial da Revista Thêma et Scientia, em homenagem ao evento. Já o Troféu Mérito Agropecuário inicia um ciclo de homenagens aos líderes e pioneiros que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do setor agrícola no Brasil, reconhecendo as raízes que moldaram o agronegócio nacional.
Chegando à terceira edição, o Inovathon Agro desafiou acadêmicos e pós-graduandos do Centro FAG a desenvolver soluções inovadoras para o agro em quatro categorias. As melhores ideias também serão premiadas.
Assim, o City Farm FAG torna-se um espaço em que o saber é cultivado, colhido e celebrado, promovendo o crescimento de uma nova geração de profissionais do agronegócio.
“O setor agro é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e iniciativas empreendedoras e inovadoras proporcionam uma valiosa troca de experiências, fomentam a produção de conhecimento científico e impulsionam o aprimoramento técnico. Ao reunir diferentes perspectivas, fortalecemos a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios e transformar o futuro do agro. Nosso compromisso com a educação e a pesquisa se reflete diretamente no impacto que eventos como o City Farm têm para toda a comunidade” Assis Gurgacz, reitor do Centro FAG
Linha do Tempo
Divulgação
O futuro do agronegócio: a história de Celso Inagaki
Formado em 2020 no curso de Agronomia da FAG, Celso Inagaki foi um dos organizadores do 1º City Farm, em 2019, uma experiência que não apenas o conectou com sua paixão pela agricultura, mas também abriu as portas para sua carreira. Ao envolver-se na organização do evento, ele teve a oportunidade de trabalhar em colaboração com a Camagril (Cascavel Máquinas Agrícolas Ltda.), uma empresa com a qual já tinha afinidade, pois agricultores de sua família utilizavam máquinas da empresa.
Durante a primeira edição do evento, Celso e sua turma se empenharam para entregar a melhor experiência aos participantes. “Foi tudo muito novo e a expectativa era alta. O City Farm foi um sucesso e todos gostaram da experiência”, recorda. Seu trabalho no evento chamou a atenção dos gestores da Camagril, levando-o a um estágio no Show Rural do ano seguinte. Desde então, ele cresceu dentro da empresa, passando de auxiliar a coordenador de Difusão de Tecnologia e Marketing.
Carreira
Celso participou de todas as edições do City Farm, antes como acadêmico e, agora, enquanto representante da empresa, apresentando produtos e promovendo atividades práticas.
“O City Farm oferece uma visão de mercado, uma oportunidade de acompanhar novas tendências e se atualizar sobre assuntos relevantes, além de ser um espaço onde portas se abrem, como aconteceu comigo”, destaca.
Ao longo da jornada do City Farm FAG, sementes do saber foram cultivadas, e agora a colheita de experiências e aprendizagens se torna cada vez mais abundante. Durante os anos, o evento constrói um legado, no qual a ciência, inovação e conhecimento são as bases para um agronegócio promissor.
Texto produzido por Rubia Inomata, acadêmica do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG, sob orientação da professora Julliane Brita, para a 23ª edição da Revista Verbo, veiculada na 4ª edição do City Farm FAG.