ACP apresenta dicas para aumentar o faturamento em datas comemorativas
Datas comemorativas são ótimas oportunidades de venda! Nesses períodos, os consumidores estão mais dispostos a adquirir novos produtos. Os lojistas, por sua vez, aproveitam para atrair mais clientes oferecendo descontos e combos. Uma ótima alternativa é, ainda, aderir a campanhas promocionais de varejo, com sorteio de prêmios valiosos para seu consumidor!
A seguir, explicamos as características dessas ações e como aproveitar as principais datas comerciais para aumentar seu faturamento.
O que são campanhas promocionais de varejo?
Provavelmente você já comprou um item em uma loja e recebeu um cupom para concorrer a prêmios. Nesse caso, você participou de uma campanha promocional de varejo!
Elas podem envolver diversas modalidades, sempre com distribuição de prêmios ao consumidor. Podemos citar os sorteios, brindes para compras a partir de determinado valor ou concursos culturais, como principais formatos.
O objetivo é simples: aumentar o volume de vendas e o ticket médio em datas especiais, demonstrando que, quanto mais o cliente comprar, mais chances terá de ganhar! Por isso, é mais comum vermos esse tipo de ação em períodos importantes para o comércio – Natal, Dia das Mães, Dias dos Pais, entre outros.
Sua característica primordial é justamente a interatividade com o cliente. Além de divulgar sua loja, você estimula a compra dando algo em troca para o consumidor. Assim, você acelera as vendas de forma dinâmica, dando a ele mais um motivo para adquirir o seu produto.
Experiência e fidelização dos consumidores
Além de alavancar as vendas, campanhas promocionais de varejo podem ser uma importante forma de relacionamento com o cliente, que se sente prestigiado por comprar na sua empresa. Afinal, quem não gosta de ter a oportunidade de receber algo além do produto adquirido?
Portanto, aposte em ações promocionais para se aproximar do seu público-alvo e estimulá-lo a se tornar um divulgador da sua marca!
Prepare sua loja para chamar ainda mais atenção!
Não basta apenas aguardar a chegada das datas comemorativas e esperar que a sua loja venda mais sozinha!
Elabore ações publicitárias especiais para esses momentos, destacando sua promoção e prêmios oferecidos/sorteados. Não esqueça, também, de deixar à disposição do cliente as regras da campanha e datas importantes, como sorteio e período de participação.
A vitrine e o interior da sua loja também não podem passar despercebidos! Crie experiências sensoriais positivas para impactar a clientela e incentivá-la a consumir. Nesse contexto, enfeites, cartazes e, até mesmo, trilha sonora são bons artifícios.
Quer criar uma campanha promocional exclusiva para a sua loja? Esteja atento às obrigações legais!
Durante esta leitura, provavelmente você já está pensando em como pode desenvolver uma campanha para a sua empresa.
Mas é preciso atenção: ao promover qualquer tipo de ação promocional com distribuição gratuita de prêmios, é preciso cumprir os requisitos previstos na Lei N° 5.768/1971.
Ela estipula, primeiramente, que todas as promoções com sorteio, entrega de vale-brinde ou concurso cultural dependem de prévia autorização do Ministério da Fazenda, com registro de certificado SECAP.
Também é necessário pagar a taxa de fiscalização, “remuneração prevista em lei a título de prestação do serviço público de operacionalização do processo de promoção comercial”. Ela varia de acordo com o valor total dos prêmios sorteados. Conheça todas as obrigatoriedades no portal do Ministério da Economia.
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